Instrumentos de corda da antiguidade

musica

Instrumentos de corda da antiguidade

   

 Durante centenas de anos, a música foi usada para cerimônias mágicas. Com o correr do tempo, os homens passaram a apreciá-la e inventaram gradualmente diversos instrumentos musicais.

     Os caçadores notaram que a cordas do arco, usadas para arremessar flechas, produziam um som agradável ao serem distendidas. É possível que deduzissem que várias cordas reunidas pudessem produzir sons harmoniosos. Foram assim levados a idear a lira, instrumento em forma de U, com uma travessa na parte superior, na qual se prendiam as cordas, que eram tocadas com os dedos ou com uma peça de madeira chamada plectro.

     A lira foi usada por muitos povos antigos, especialmente pelos gregos. Os bardos acompanhavam seus recitativos pelo som da lira, pois achavam que a música dava ênfase aos fatos que eles narravam.

     O alaúde também era instrumento muito usado na antiguidade. Tinha uma forma graciosa, o braço longo e era usado para acompanhamentos de canto. Primitivamente, suas cordas eram dedilhadas pelo artista, que mais tarde passou a tocá-lo com um arco, como o violino.

Os instrumentos de corda

     Um dos meios principais de se conseguir música é a vibração de cordas especiais. Entretanto, a vibração em sí não produz som audível: é preciso que as cordas estejam estendidas sobre uma caixa de madeira ressonante, que vibra no tom das cordas e produz o som.

     Há vários instrumentos de corda usados hoje em dia nas orquestras sinfônicas. O violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo têm muita semelhança entre si. Também são instrumentos de corda o piano, a harpa o banjo, a guitarra e o ukulele, estes três últimos menos usados nas orquestras.

     O violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo, são tocados com um arco que desliza sobre suas cordas fazendo-as vibrar. As cordas da harpa, da guitarra e do banjo são tocados com uma pequena peça de madeira, chifre ou metal, chamada palheta (ou plectro).

     Para tocar o piano, a tecla é pressionada, causando a percussão do martelo sobre as cordas.

Instrumentos de Cordas: friccionado (violino,viola,violoncelo e contrabaixo), percutido (piano,cravo e clavicórdio), dedilhado (violão, bandolim, guitarra, cavaquinho,harpa e lira).

Mais...Clique aqui.


Perfil - Raio-X
A Música Sertaneja
Aonde estaremos - Agenda
A Música Popular Brasileira
A Bossa Nova
Vocabulário Musical
Música nas Américas e Música Erudita
A orquestra
Instrumentos Musicais
Campo Profissional do Músico
Folclore
Sobre o Site - Conteúdo
Livro de visitas - contato
Cantinho dos Fãs - Fotos
Videoclipes das Músicas de Kauã e Camargo
Mapa de Palco e Release
Home

Músicas Inéditas de Kauã e Camargo

CD Vem ficar Comigo

Clic - download do CD Vem Ficar Comigo

TupiFm

Vem Ficar Comigo - Gravação Oficial

Show Revirada Cultural - Pela Prefeitura Municipal de Bauru

Show no Rodeio de Piratininga - SP

TVComBauru-Programa Pescando com Caçador(Gravado em 29/03/2012)

Entrevista na Tupi FM de Bauru com Paulo Machado e Maria Elisa

preserve a natureza

Siga KauaeCamargo on Twitter Fan page on Facebook Youtube Channel

Indique

HomeHome

Email